top of page

Projeto Project
Ponta de lança / Spearhead

Artist Artist
Clara Sampaio

 

Ponta de lança (2017) consiste em uma série de fotografias realizadas nas ruínas da Igreja de Queimados, no município da Serra, Espírito Santo, Brasil, em 2017. O local seria marcado pela maior revolta liderada por negros escravizados no estado (1849). 

Para além da mão-de-obra, as comunidades negras que se instalaram forçosamente no Brasil levaram consigo valores que se sedimentaram na construção social do povo brasileiro: influências das línguas, religiões, tradições e costumes. Trouxeram também conhecimentos avançados em tecnologias como a manipulação do aço e do ferro, que dava-lhes vantagem em conflitos armados e na vida cotidiana em seus territórios de origem. Produziram-se no Brasil, principalmente, machados, enxadas e pontas de lança, que para além de suas funções utilitárias carregavam consigo simbologias de proteção e forte ligação ritualística*. 

 

Convertido em património histórico,  o sítio de Queimados se divide em igreja e cemitério. O trabalho apresenta um recorte da fachada da igreja, cujos vãos foram fechados posteriormente com alvenaria e são sustentados por perfis metálicos que, feito lanças, marcam a pele da arquitetura. Por sua vez, essa parede monolítica, registrada na primeira fotografia, está sustentada por cabos que ligam a construção a sua parte posterior. O trabalho lida com a fragilidade da história frente à ação impiedosa do tempo, na arquitetura e no corpo, como o movimento de construção de narrativas dominantes que excluem e alteram outros tantos fatos vividos.

Trabalho selecionado no concurso internacional da XX Bienal de Cerveira, Portugal, agosto de 2018. 

 

*

Guadalupe do Nascimento Campos, 2009. Transferência de tecnologia para o Brasil por escravos africanos. Disponível em: http://www.arqueologiaiab.com .br/publications/download/14.

bottom of page